Review Lost S05E01 Because you left

bgbottom1

Review com séculos de atraso.

Estimados leitores, mil desculpas por ter atrasado tanto o review do primeiro episódio da 5ª temporada. Além de estar ocupada, minha conexão de internet está péssima. Essa semana minha internet esteve mais “fora do ar” que funcionando, devido a uma manutenção na rede em minha região. Agora parece que estabilizou. Esclareço que minha intenção não é fazer o review mais rápido de Lost, mas dar também minha contribuição na análise dessa série fantástica. Sempre coloco minhas interpretações, quando achar interessante percepções de outros vou dar crédito e por os links. Agora, por sermos fãs de Lost, ocorre que muitas vezes chegamos a conclusões parecidas, senão iguais. Vou fazer o possível para que o review do episódio 3 saia bem mais rápido.

ATENÇÃO! Contém SPOILERS pra quem não acompanha a exibição americana!

Clique abaixo para ler.

relogio1 Season premiere de Lost voltou com tudo. Logo na primeira imagem temos a referência ao vôo 815. O relógio no começo marca 8:15. Vemos uma mulher oriental, um bebê acorda, a mãe diz ao pai que é sua vez de cuidar dele. O pai é nada mais nada menos que o Dr. Pierre Chang – o verdadeiro nome do cientista dos vídeos de orientação, antes conhecido como Dr. Marvin Candle. Comentei com o Faber: será que o bebê é o Miles?

dia1foto31montagem12pdvd_003

12 Pesa a favor da hipótese o fato de Miles ter insinuado que Charlotte nasceu na Ilha. Será que ele também nasceu? Descobrimos na 3ª temporada que as grávidas da ilha acabam morrendo. Será que o bebê  da família Chang foi concebido fora da ilha? Ou naquela época, as gestações ocorriam normalmente e houve um fato que desencadeou a famosa doença autoimune na gravidez? Aposto na 2ª hipótese, porque se fosse uma característica da Ilha, ela nunca teria sido habitada.

3disco Faraday explica que a Ilha está dando saltos no tempo. Metáfora que vimos no inicio do episódio, quando Pierre Chang coloca um LP pra tocar. A ilha está fora do tempo, como que vagando em busca de estabilidade. Há uma espécie de looping temporal. Ou como diria o Doc Brown de “De volta para o Futuro”, há um distúrbio no espaço tempo contínuo.

6daoceanicO mote da 5ª temporada é os Oceanic Six precisam voltar. Tudo o que está ocorrendo na ilha só ocorre because you left, porque vocês partiram. Sabemos que o que causou o distúrbio no “espaço tempo contínuo” foi a roda sendo girada na temporada anterior.  Até aí, pode-se pensar que seria o caso de só o Ben Linus voltar, por que todos têm que voltar?

Uma possível explicação é: como vimos no episódio The Constant, a ilha precisaria de uma constante, algo ou alguém que estivesse presente nos dois períodos de tempo: o passado, 2005, quando os oceanic six saíram, e o que pra nós seria presente, 2009.  E todos o que saíram seriam componentes desta constante.

pdvd_005 Quando Marvin Candle grava um vídeo de orientação para a estação Flecha (aquela em que ficaram o sobreviventes da cauda do avião)  é interrompido por operários que informam que há um problema na construção da Estação Orquídea. Teorias Lost:  “Uma imagem feita por um equipamento de leitura nas rochas nos mostra, simplesmente, a alavanca que Ben usa para mover a Ilha!! Ou seja, aquilo não tinha nada a ver com a DHARMA…” Sim, tudo indica que a avalança é muito mais antiga, talvez construída pelos Outros, talvez pelos habitantes originais da Ilha – ainda não sei se são o mesmo grupo com nomes diferentes: outros, hostis, nativos…

2faradaySeria Faraday também um viajante no tempo? Afinal, o vimos como um operário na construção da estação Orquídea. Curioso isso, vermos um físico como um operário. Tudo indica que ninguém sabia de sua condição de cientista. Ou seria isso apenas um efeito do deslocamento da Ilha, sei lá, uma visão do nosso físico maluquinho? Quais são as relações dele com a Dharma? Seria Faraday um Dharma?

14lockedesabaethan Locke vê a queda do avião nigeriano e ao tentar subir na árvore em que este “encalhou” leva um tiro e sofre outra queda espetacular. Quem é o atirador? Ethan. Vale lembrar que como disse Mrs Hawking “o universo sempre dá um jeito de consertar as coisas” pois se Locke tivesse subido no avião provavelmente teria morrido como Boone. O  encontro  de Locke e Ethan aconteceu antes da queda do voo 815, logo após a queda do avião nigeriano e isso explicaria muita coisa para Vladimir e Karinny do Sos Lost Podcast.

Locke fala pra Ethan: “fui mandado por Ben pra ser seu líder”. Este não acredita e diz que nunca ouviu uma besteira tão grande. Ethan teria contado o encontro para Ben e os Outros e desde então eles estariam esperando por um novo líder.

Faber ao ouvir o podcast disse: isso explica porque Ben não ficou tão surpreso com a queda do avião e mandou logo emissários para colher informações sobre o acidente. Vladimir e Karinny lembram que na 3ª temporada Ben manda Locke matar o pai na frente todos os Outros, ele não consegue então Ben diz: “Tá vendo? Ele não é quem estávamos esperando”.

11lockebussolaA Ilha não consegue fixar no presente, ela se comporta como Desmond, literalmente há flases de acontecimentos que vão e vem. Só que enquanto Desmond via flashes do futuro, a Ilha até agora só se deslocou para o passado. A princípio achei que o deslocamento se daria somente no tempo, conforme informado por Carlton Cuse e Damon Lindelof. Não sei se uma viagem somente no tempo faria algum objeto ou mesmo uma Ilha desaparecer, meus conhecimentos de Física não chegam a tanto. 😉

Mas ao que tudo indica há também o deslocamento no espaço, e isso explicaria porque o avião nigeriano caiu lá. Faz sentido,  a Ilha sumiu diante dos nossos olhos incrédulos em There’s No Place Like Home, no final da 4ª temporada.

Viagens no tempo tem regras q não podem ser quebradas, não pode haver paradoxos.  Por isso Ethan não consegue matar Locke. Porém… se Locke é especial, por que a ilha o deixou morrer? Será  que ele vai virar um espírito igual o Christian, pai do jack?

Sun encontra o Widmore e propõe se vingarem de Ben. Agora Kate tem um motivo pra voltar.  Quem será que armou o pedido de exame de DNA  de Aaron. Sun? Ben? Jack? Widmore?

07Desmond é a constante do Faraday, por isso Sawyer não pode ve-lo. E o efeito borboleta disso tudo? Houve alterações, Faraday falou com Desmond. Mas O motivo da Sun é o Jin que ainda deve estar vivo. E não se assustem se Locke também estiver vivo ou se ressucitar na ilha. Sempre achei o caváver muito coradinho pra quem está morto de fato.

13desmondpenny1Faber tem uma teroria que os Oceanic Six seriam filhos dos pioneiros da Dharma.  Seria mais um argumento a favor da hipótese de os seis serem a constante da Ilha. Richard Alpert está de volta. Como richard sabe q os 6 saíram e que precisam voltar? Desmond é especial e agora tem q ir em oxford e encontrar a mãe de Faraday. Fim do episodio 1.

1 Responses to Review Lost S05E01 Because you left

Deixe um comentário