TPC: tensão pré concurso

Estou à beira de um ataque. Tenho prova de concurso domingo. E só consigo pensar o quanto ainda tem coisa pra estudar ( o edital era enorme), que ainda tem coisas que quero revisar, que não estudei o suficiente. Estou muito irritável e sem paciência. Tensa, com insônia e dormindo mal.

E para piorar sou do tipo que costuma descarregar tensões emocionais na comida. Tenho comido muito e estou com uma vontade incontrolável de comer doce, sorvete, chocolate. E um sorvete cai muito bem, já que aqui em Brasília costuma fazer, em torno 32°C todo dia, com umidade relativa do ar ficando em torno dos 14% ! (Acredite)

Nem precisa dizer que não consegui estudar direito por causa das condições climáticas, me dava dor de cabeça, cansaço, indisposição. Tô acostumada a altas temperatura, o problema é a secura, ventilador ligado o dia todo, muita água e nada resolve. Mas quem disse que na minha cabeça isso é uma explicação plausível? Não, minha mente – que gosta de me boicotar, fala que isso é desculpa.

E vida de concurseira é assim, já estou pensando nos próximos concursos e cursinhos. Ajudaria muito se eu me cobrasse menos, mas quem disse que isso é fácil? Tento racionalizar que estou fazendo o possível, mas lá vem aquela maldita culpa me perseguindo. Nos dias que estudo pouco (umas duas horas) sempre fico culpada. Se estudo só à tarde, me penitencio por não ter estudado à noite.

Culpa é uma coisa bem feminina né? Nós sentimos culpadas por tudo: se engordamos 200g, se aparece uma espinha no nariz, se o filho apronta alguma, se nosso corpo não é igual ao das capas de revista (mesmo sabendo que há muito photoshop e que não podemos malhar 3 horas por dia), se brigamos com o namorado/marido,  se existe o fenômeno do aquecimento global…

Não sei se tem a ver com uma culpa inconsciente pelo tal do mito do pecado original que jogaram em nossas costas, o fato é que parece que carregamos em nossas testas: Mulher=culpada.

Lila

5 Responses to TPC: tensão pré concurso

  1. Elaine disse:

    Oi Lila, bom dia…
    Boa sorte pra vc no concurso, espero que dê td certo.
    Sei que isso é complicado, mas tente ter calma, pq quanto mais nervosa vc ficar, pior vai ser.
    Beijos e mais uma vez, boa sorte

  2. Lola disse:

    Boa sorte no concurso! Aliás, é concurso pra que? Explica melhor essa história aí!
    Ah, eu me culpo por muita coisa, mas espinha no nariz, não. A culpa não é minha se uma espinha insiste em aparecer em mim, né? (e como elas aparecem… Pensei que essa praga era só na adolescência. Mas sou uma quarentona espinhuda).

  3. Lila disse:

    É p/ o STJ, sou bacharel em Direito e fazer o concurso p/ técnico administrativo (nível médio) e analista (nível superior). E p/ nível médio, o edital de umas coisas de administração de empresas que acho que não estudei o suficiente.
    Pois é eu sou uma quase balzaca e tenho espinhas, já fiz todo tipo de tratamento, mas acho q é coisa de pele oleosa. Em compensação dizem que quem tem pele oleosa, tem menos rugas também. Em geral, no dia a dia, consigo abstrair das espinhas, mas quando tem uma festa, não dá p/ conter a frustação, mesmo com maquiagem, elas continuam incomodando.

  4. master69 disse:

    Boa sorte no concurso! Já fiz quatro e passei em todos… Atualmente trabalho no Judiciário de Rondônia. A Elaine está certa. Se você ficar tensa, a coisa não funciona! Não se obrigue a estudar além do necessário. Não estude na véspera da prova. Procure descansar. O cansaço entorpece. Faça algo que você goste. Namore. Ouça músicas tranquilas.
    Pense em fazer o seu melhor!
    No dia da prova, não vá resolvendo as questões. Leia a prova primeiro. Depois, responda o que você tem certeza. Depois, responda o que você deduz. Deixe para o fim o que você não sabe mesmo… Uma picuinha pode lhe fazer perder muito tempo! Ao anotar as respostas, vai com calma, para não perder nenhum ponto.
    E se as pessoas começarem a sair, não se preocupe! Os mais fracos desistem logo. Quem se preparou mesmo demora a sair, pois está atento aos detalhes da prova…
    Procure fazer o seu melhor!
    Boa sorte,
    é o que deseja esse reacionário!

  5. Lila disse:

    Obrigada a todos!

Deixe um comentário

