Lost: The Shape of Things to Come [S04E09]

Para quem acompanha o seriado junto com a exibição nos EUA, pela AVI Channel ou é amigo de Paul Torrent.

A série favorita de todos os nerds voltou e voltou com força total. S-e-n-s-ac-i-o-n-a-l!!! Esse é um dos adjetivos que podem ser usados para descrever o S04E09 ( 9º episódio da 4ª temporada) de Loooooost. Outros seriam: excelente, estupendo, surpreendente.

O epi teve de tudo: ação, morte, monstro de fumaça na versão força master-baster máxima megaboga total shape, Benjamin Linus falhando pela 1ª vez, Ben chocado e chorando, demonstrando que debaixo de toda a sua frieza e segurança, ali dentro, no fundo, também bate um coração :o.

Se em episódios em que está somente em plano de fundo Ben já rouba a cena, como, no “The Benning of the end” em que diz: “Jack, com sua permissão, posso ir com ele (Locke)?” ou quando, em outro epi, Locke oferece chá gelado pra Saiyd e Ben levanta a mão e diz: “eu quero”, e sua cara de sede é impagável, em episódios centrados nele, o cara merece Emmy, Oscar, Bafta e até Grammy :).

Vou abandonar meus modos de boa moça para afirmar: Michael Emerson is “the man” “the boss’, “the bad ass”, “the fucking bastard son of the bitch motherfuck”, ele é O CARA.

Nunca um vilão foi tão humano, tão odiado e ao mesmo tempo amado, tão misterioso e enigmático e tão aceito pelo público. Apesar de suas ações dignos de Richelieu ou Maquiavel “os fins justificam os meios”, ele dá a impressão de estar agindo sob um propósito maior e o lema dessa 4ª temporada cai como uma luva para Ben “defend the island or die” ele com certeza morreria pela ilha, inclusive um erro de cálculo o fez responsável, (in)diretamente, pela morte da filha.

Vamos ao meu resumo comentado do episódio:
Sobre o início do episódio, duas considerações, os soldados mercenários do cargueiro tem uma ótima pontaria, mas erram todos os tiros em Sawyer? E como a Claire sobrevive a uma explosão? Ok, licença cinematográfica… vamos em frente.

Intrigante o que Ben diz após assistir a morte cruel de sua filha: “ele (Widmore) mudou as regras”. Que regras seriam essas? Seria um espécie de pacto, um código de honra, em que um dos seus termos seria “família não, nos comprometemos a não envolver família nessa guerra”?

Seguindo: Ben entra por uma porta e começa o flashwhatever.
No flash o vemos na Tunísia com um casacão de frio e saindo fumaça como se estivesse descongelando(?), depois luta com dois beduínos, escapando no cavalo de um deles, então vai a um hotel onde é cliente preferencial e pergunta a recepcionista que dia é aquele, ela fala o dia e o mês e ele pergunta de que ano? 2005. Descobrimos se tratar de um flashfoward, que prefiro chamar de flashfuture. Então vemos pela tv Saiyd dizendo que “só quer enterrar sua esposa”. Ben viaja para o Iraque para acompanhar o enterro de Nadia.

Minhas indagações;
1) Como Ben sai da ilha e aparece no meio do deserto da Tunísia com um casacão de frio e “descongelando”? Meu palpite é que ele de alguma forma conseguiu se deslocar no espaço, seria uma espécie de teletransporte e como sabemos viajar no tempo tem efeitos térmicos, vide o filme “De volta para o futuro” 😛

2) Há portais dimensionais interligando lugares no planeta? É sabido que há lugares na Terra com estranhas propriedades como o Triângulo das Bermudas, e há teorias conspiratórias que indicaram que lugares “especiais” estariam interligados como Machu Picchu, São Tomé das Letras etc. Seria a Tunísia um desses portais?
Mais sobre esse assunto no podcast Radar Pop 41.

3) Pondo pimenta e um pouco de “credibilidade” no palpite 2, há uma teoria no blog Dude we are lost
” a hipótese do sanduíche”.

4) Ben controla o Lostzila? O que é ele afinal? Sua explicação estaria nas propriedades eletromagnéticas da ilha?

5) Agora sabemos como Ben recrutou Saiyd para ser matador. Mas quando será que Saiyd errou ao agir com o coração ao invés da arma, como Ben disse ao final do S04E03, “The Economist”? Será que foi quando Saiyd dedurou Michael no navio? Ou será que é algo relacionado a Penny, já que Ben diz a Widmore que vai matá-la? Será que por causa da amizade com Desmond, Saiyd “falha” ao não matar Penny?

6) E se Ben não pode matar Widmore, porque este é sua constante?

“Widmore: Eu me perguntava quando iria aparecer. Vejo que tem pegado mais sol.

Ben: O Iraque é adorável nesta época do ano. Quando começou a dormir com uma garrafa de uísque perto da cama?

Widmore: Quando os pesadelos começaram. Veio para me matar, Benjamin?

– Ambos sabemos que não posso fazer isso”.

Ben afirma a Widmore que irá matar Penny. Isso me deixa muito apreensiva, afinal Penny e Desmond é o casal mais legal de Lost.

Enfim concordo com o que escreveu o Bruno Carvalho do Ligado em Série: “Toda vez que os produtores e roteiristas de LOST querem nos surpreender, eles não o fazem dando respostas para os mistérios da ilha: eles mudam as perguntas que tínhamos”.

E é isso que mais me fascina em Lost, é o jogo de perguntas e respostas, hipóteses e teorias que fundem as cabeças dos fãs e nos deixa ávidos por novos episódios e novos mistérios. Pena que isso tudo termina em 2.010.

Mas tenho esperanças que alguém ainda lance uma série tão espetacular quanto Lost, é esperar pra ver.

Lila

Anúncios

One Response to Lost: The Shape of Things to Come [S04E09]

  1. Leco disse:

    Olá, aqui é o Leco lá do Teorias LOST…

    Primeiro parabéns pelo blog, muito divertido e gostoso de ler…

    Segundo, “AVI Channel” e “Paul Torrent” foi sensacional!!! hauhauha

    Terceiro, muito legal saber que vcs acompanham o blog Teorias LOST, valeu pelo link do post “viajante” que fiz sobre “teletransporte e viagem no tempo”. Eu adoro conhecer o pessoal que visita o blog… hehehhe

    E por último, mas não menos importante, excelentes comentários. Adorei!

    Se vcs quiserem, posso add o link do blog lá no meu. É só dar uma passadinha lá e dizer se querem ou não… Sempre deixo uma missão!

    Grande abraço e namastê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: