Recém nascido mas engajado

Recém nascido mas engajado: não ao bloqueio do wordpress

Conheci através do site Corto Cabelo e Pinto o blog Não ao bloqueio e quero desde já manifestar minha opinião ante a este absurdo.

Não conheço o teor do processo em que foi proferida a polêmica decisão, mas pelo que li em alguns blogs, parece que o acusado colocou um vídeo de teor erótico em seu blog e os participantes do vídeo, defendendo seu direito à intimidade e à privacidade recorreram à Justiça para imedir sua divulgação.

Caso isso seja verdadeiro temos aí um caso de conflito enttre dois direitos constitucionalmente reconhecidos: o direito à liberdade de expressão X os direitos à intimidade e à privacidade. É muito justo que os ofendidos demandem o Judiciário para a defesa de não exposição de sua vida privada.

Porém, parafraseando Nelson Rodrigues, acredito que toda censura é burra. É inconcebível que para se cumprir uma decisão judicial de bloquear UM único blog brasileiro que usa a plataforma wordpress, tenha que se prejudicar UM MILHÃO de outros blogs que nada, absolutamente nada tem a ver com o imbrólio.

E infelizmente não seria a 1ª vez. Algo parecido ocorreu recentemente, há pouco mais de dois anos, quando a modelo e apresentadora Dona Cica conseguiu por meio de uma decisão judicial que se bloqueasse o acesso ao youtube para evitar a divulgação de um vídeo seu com o namorado em cenas calientes em praia da Espanha.

O futuro.vc ensina ao magistrado e à Abranet ( Associação brasileira dos provedores de internet) como se bloqueia um único blog.

Se para nós, autores de um recém nascido blog com um dia de vida é difícil pensar na chance de sermos bloqueados por causa do desconhecimento técnico do Juiz da 31ª Vara Civel do Tribunal de Justiça de São Paulo, imagino apreensão de dezenas, centenas de blogs famosos e mega acessados com a possibilidade de perder leitores, clientes, negócios e o suado $$$ se tal disparate vier a acontecer.

UPDATE: Para os interessados em uma análise jurídica do fato recomendo: Direito Digital

Lila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: